Cablagem
Cabos Eléctricos
- Dentro desta categoria usam-se dois tipos de cabos em redes de comunicação: coaxilal e par entrançado.
Cabo Coaxial
- Usados sobretudo em redes locais com tipologia em barramento. Podem ser de dois tipos :
- Fino - com blindagem simples ( máximo de 185m com velocidade 10/20 Mbt )
- Grosso - com blindagem dupla ( máximo de 500m com velocidade de 10 Mbt )
Pares de Cobres Entraçados
- São cabos mais utilizados nas redes locais. Podem ser de dois tipos:
- UTP - Unshielded Twisted Pair esado para interior. Sem malha de proteção contra ruídos externos ( máximo de 100m com velocidade de 10 Mbp, 100 Mbp ou 1 Gbp).
- STP - Shielded Twister Pair usado no exterior. Com malha de proteção ( Blindagem ) e consequentemente maior imunidade ao ruído ( máximo 150m com velocidades de 10 Mbp, 100 Mbp ou 1 Gbp )
Cabos Óticos
- Outra vertente de cabos são as fibras óticas ( FO ). Estes, ao contrário dos anteriores, não são cabos elétricos. Numa FO é transmitida luz no seu interior através de reflexões sucessivas ( geralmente em vidro ). É utilizada sobretudo para grandes distâncias e quando são necessárias altas velocidades de transmissão. Existem dois tipos de fibra ótica:
- Multimodo
- Varios comprimentos de onda a percorrer a mesma fibra ótica, tecnologia mais barata ( que monomodo ), maior diâmetro e percorre distâncias mais curtas que as FO Monomodo. Apresenta maior dispresão modal.
- Monomodo
- Apenas um comprimento de onda a percorrer a fibra, tecnologia mais dispendiosa e mais dificil de instalar devido ao seu menor diâmetro. Percorre distâncias mais longas que as FO Multimodo.
FO vs Cabo Eléctrico
-
A FO é 100% imune às interferências electromagnéticas pelo que pode ser instalada num ambiente ruidoso sem que a transmição seja afectada;
-
Para distâncias inferiores a 100m, salvo casos especiais, não compensa a nível monetário instalar FO;
-
A FO alcança maiores distâncias e baixa taxa de erros;
- A FO é muito mais leve que o cobre o que facilita a sua instalação. No entanto devido á sua fragilidade requer cuidados na sua utiização, visto quebrar com facilidade. O custo de instalação é por isso mais elevado e requer pessoal especializado.
- Qualquer problema na fibra (Ex: Corte) implica uma fusão (O que fica dispendioso) e isso traduz-se numa atenuação do sinal. No cobre, as junções e reparações são mais simples de realizar.