Técnicas de Codificação

Non Return Zero (NRZ)

NRZ Unipolar

Os limites da onda estão sempre entre 0 e 1 e tomam o valor 1 quando o bit a codificar é 1 e 0 quando o bit a codificar é 0.

 

NRZ Polar

Os limites da onda neste tipo de codificação estão entre -1 e 1. A onda codificada toma valor 1 quando o bit a codificar é 1 e toma o valor -1 quando o bit a codificar é 0.

 

NRZ Bipolar

Os limites da onda neste tipo de codificação estão entre -1,0 e 1. Toma valor 0 quando o bit a codificar é zero e toma o valor 1 e -1 quando alternadamente o bit a codificar é 1.

 

Return Zero (RZ)

RZ Unipolar

Os limites da onda estão sempre entre 0 e 1 e tomam o valor 1 quando o bit a codificar é 1 e 0 quando o bit a codificar é 0. No entanto, só permanecem nesses valores metade do tempo do bit.

 

RZ Polar

Os limites da onda neste tipo de codificação estão entre -1 e 1. A onda toma valor 1 quando o bit a codificar é 1 e toma o valor -1 quando o bit a codificar é 0. No entanto, mais uma vez, só permanecem nesses valores metade do tempo do bit.

 

RZ Bipolar

Os limites da onda neste tipo de codificação estão entre -1, 0 e 1. Toma o valor 0 quando o bit a codificar é 0 e toma o valor 1 e -1 alternadamente quando o bit a codificar é 1. Contudo, só permanecem nesses valores metade do tempo do bit.

 

Manchester

Normal

Os limites da onda neste tipo de codificação estão entre -1 e 1. Neste código, as decisões são sempre tomadas a meio de cada bit. Assim as transições entre 0 e 1 ; 1 e 0 ocupam a largura de um bit desde o meio do bit anterior até ao meio do bit seguinte. As restantes transições de 0 para 0 e de 1 para 1, ocupam apenas meio bit. É usado em Ethernet.

 

Diferêncial

Os limites da onda neste tipo de codificação estão entre -1 e 1. À semelhança do anterior as decisões são sempre tomadas a meio de cada bit. A diferença aqui reside apenas, nas transições entre bits serem codificadas de forma diferente do anterior. Assim, as transições entre 0 e 1 ; 1 e 1 ocupam a largura de um bit desde o meio do bit anterior até ao mkeio do bit seguinte. As seguintes transições, de 0 para 0 e de 1 para 0, ocupam apenas meio bit. É utilizado em Token Ring

Exercício 1:
Codifique a seguinte sequência:

10110000100000111

Ex. Non Return Zero


 

Return Zero:

 

Manchester: